Notícias

29 NOV
[Começa novenário dedicado a Nossa Senhora da Conceição da Praia]

Começa novenário dedicado a Nossa Senhora da Conceição da Praia

 

O primeiro dia do Novenário de Nossa Senhora da Conceição da Praia aconteceu nesta sexta (29). A festividade celebra 470 anos de fé e devoção à Imaculada Conceição, que é Padroeira Excelsa e única do Estado da Bahia.

Com o tema geral, "470 anos de Fé e devoção à imaculada conceição", os fieis são convidados a realizarem doações para o projeto social Igreja Mãe Amiga (IMA), com fraldas geriátricas, alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal.

A solene novena teve início às 19h30, com a posse da Juíza da Festa 2019 - Raycha Makelle Costa Damasceno. O subtema desta noite é "Imaculada Conceição Mãe de Modelo da Igreja missionária, o pregador foi o Dom José Roberto Silva Carvalho, Bispo da Diocese de Caetité/Bahia. 

Durante o ato de posse, Raycha recebeu um colar de prata e a capa da irmandade. Tradição que se perpetua há anos. Em seu serviço como juíza, terá que participar do 3º domingo de todo mês até novembro de 2020, além de toda e qualquer data ou evento relacionado a nossa senhora da conceição da praia.

A nova juíza falou ao Fé Católica News. "Venho a esta basílica desde o ventre da minha mãe. É uma honra ser nomeada juíza dessa festa tão importante para a igreja católica na Bahia. É um sonho que estou realizando, pois nunca imaginei que seria nomeada. E a partir de hoje estarei presente em todos os dias do novenário e também em todos o eventos relacionados à irmandade, até o novenário de 2020", explica, muito emocionada. 

Os Paraninfos nomeados para a solenidade foram o prefeito da cidade de Salvador - Antônio Carlos Magalhães Neto, o vice-prefeito Bruno Soares Reis, Presidente da Câmara de Vereadores da Cidade do Salvador - Geraldo Júnior, Vereadores de Salvador- Teo Senna, Joceval Rodrigues e Alexandre Aleluia.  Porém, somente Bruno Reis e Joceval Rodrigues compareceram.

Na solenidade foram os homenageados: Diocese de Caetité/Bahia; o Prefeito da Cidade do Salvador; Presidente da Câmara de Vereadores da Cidade do Salvador; Câmara de Vereadores da Cidade do Salvador; Gabinete do Prefeito e Secretarias da Prefeitura de Salvador; Guardas Municipais de Salvador; PASCOM - Pastoral da Comunicação; Veículos de Comunicação; Jornalistas; Empresa Gráfica da Bahia; Sindicato dos Jornalistas do Estado da Bahia; COIDE; Comunidade Católica Shalom; Comunidades Novas; Paróquias, Capelanias, Santuários e Casas Religiosas: Forania 7A.